O Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 defende a aposta no reforço da Economia, que assegure um tipo de indústria inovadora, geradora de emprego altamente qualificado e exportadora, em Portugal; promovendo a competitividade, internacionalização e desenvolvimento tecnológico do país.
As prioridades do Programa Portugal 2030 assentam em 8 eixos, cada um deles com os seus objetivos estratégicos:
OBJETIVOS HORIZONTAIS:Objetivo: Assegurar as condições de competitividade empresarial e o desenvolvimento da base científica e tecnológica nacional para uma estratégia sustentada na inovação.
Objetivo: Assegurar a disponibilidade de recursos humanos com as qualificações necessárias ao processo de desenvolvimento e transformação económica e social nacional, assegurando a sustentabilidade do emprego.
Objetivo: Travar o envelhecimento populacional e assegurar a sustentabilidade demográfica, assegurando simultaneamente a provisão de bens e serviços adequados a uma população envelhecida.
Objetivo: Assegurar as condições para a diminuição da dependência energética e de adaptação dos territórios às alterações climáticas, nomeadamente garantindo a gestão dos riscos associados.
Objetivo: Assegurar as condições para a diminuição da dependência energética e de adaptação dos territórios às alterações climáticas, nomeadamente garantindo a gestão dos riscos associados.
Objetivo: Assegurar a competitividade externa das cidades e regiões urbanas, dos territórios atlânticos e dos territórios do interior.
Objetivo: Reforçar a competitividade dos territórios da baixa densidade em torno de cidades médias, potenciando a exploração sustentável dos recursos endógenos e o desenvolvimento rural, diversificando a base económica para promover a sua convergência e garantindo a prestação de serviços públicos.
Objetivo: Promover um desenvolvimento agrícola competitivo com a valorização do regadio, a par de uma aposta estratégica reforçada na reforma florestal.
Nota: Os programas do Portugal 2030 ainda não existem, mas poderemos prever as principais oportunidades que se anteveem para as PME’s.